Fases da construção

Fundação

O light steel frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida.

Montagem da estrutura Light Steel Frame

Com o esqueleto estrutural montado é aplicado o OSB Home, placa estrutural que contraventa e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados. Outra opção de contraventamento são os painéis SmartSides (ranhura vertical ou ranhura horizontal)..

Instalações elétricas e hidráulicas

Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema Steel Frame as paredes funcionam como shafts visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

Isolamento térmico e acústico

O light steel frame apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento que podem ser instalados nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

Revestimento das paredes

Revestimento externo

Sobre o OSB Home é aplicada a Membrana, que garante a estanqueidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da umidade interna e protegendo-as
contra a umidade externa.
 O Light steel frame permite a aplicação de revestimento vinílico externo, revestimento argamassado, placa cimentícia, revestimento cerâmico e outros. Caso sejam utilizados os painéis LP SmartSide Panel e Panel H a Membrana é aplicada diretamente sobre o esqueleto estrutural, ou seja, sob os painéis.

Revestimento interno

O fechamento interno é realizado com chapas de Drywall (gesso acartonado), que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento. Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso do OSB Home como reforço em paredes de Drywall (gesso acartonado). Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços.

Coberturas e telhados

As placas OSB Home são uma excelente opção para compor substratos de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações. Em projetos nos quais é necessário um melhor desempenho térmico, deve-se utilizar o painel OSB revestido com foil de alumínio, que reflete até 97% da radiação solar.

O LSF se adapta a qualquer tipo de telhado.
Ex.: Telha de barro, telha metálica, shingle, entre outras.

Laje seca e laje mista

O OSB Home é a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos e deve ser instalado sobre um vigamento metálico ou Viga I, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência. No light steel frame a laje pode ser do tipo seca ou mista:

Laje seca:
Executada com a aplicação do OSB Home diretamente sobre o vigamento metálico ou Viga I, garantindo a resistência e permitindo a aplicação de diversos revestimentos como carpete, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas entre outros.

Laje mista:
A diferença entre a laje seca e a laje mista é que na laje mista é colocado um contrapiso de 3 a 4 cm de argamassa sobre o OSB Home, reforçado com fibras de aço ou fibras de Polipropileno. Sobre as fibras é possível aplicar diversos revestimentos, tais como: como carpete, pisos vinílicos, laminados de madeira, assoalhos, tábuas corridas, cerâmica, porcelanato, entre outros.

Colocação das esquadrias

As instalações de portas e janelas no light steel frame podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

Fonte: LP BRASIL

WordPress PopUp Plugin