Sustentabilidade

    Desenvolvimento
sustentável é o progresso ou desenvolvimento que satisfaz as necessidades do
presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprirem as suas
próprias necessidades. O documento apresentado pela ONU em 1987, chamado Our
Common Future, difundiu-se
 mundialmente e tornou-se popular como “Desenvolvimento Sustentável”.

   A conscientização mundial sobre os limites dos recursos naturais, os impactos causados ao meio ambiente pelo uso de materiais poluentes, os aspectos econômicos e sociais, tornaram-se uma causa defendida por lideres de diversos países, buscando alternativas para evitar a extinção dos recursos em diversos setores, como a indústria, a mineração, petróleo, construção civil e outros.

   Quanto à construção, muito deve ser feito para defender o meio ambiente, e o sistema LSF pode, sem dúvida, ser considerado uma construção sustentável, ou denominada pelo popular termo “Green Building”, visto que promove uma maior eficiência econômica, energética e térmica.

Consumo de combustíveis

      Numa construção LSF,
o baixo peso dos produtos reduz a demanda de transporte, possibilitando em
muitos casos o envio de todo o material necessário para as estruturas em uma
única carga. Com isso, são reduzidas despesas de transporte, consumo de
combustível, ruídos de maquinário e transito de veículos pesados. 

Preservação do solo

   O peso lançado sobre
o solo com as estruturas em LSF, especialmente no caso de encostas ou terrenos
instáveis é extremamente reduzido. Mesmo para projetos de grandes dimensões, o
sistema LSF permite
 executar obras seguras sem necessidade de bases excessivamente profundas.

Economia de água

Em todo o processo da obra, a água é praticamente desnecessária. Todos os materiais usados na estrutura e no elemento térmico são provenientes de empresas certificadas, gigantes mundiais que se preocupam com o meio ambiente, dedicando grande parte da sua investigação tecnológica ao desenvolvimento sustentável.

Economia de energia elétrica

A construção com o sistema LSF, em todo seu processo, reduz o consumo de energia desde a fabricação dos perfis, montagem dos painéis e execução do projeto no canteiro de obras, tornando desnecessários o uso de betoneiras, equipamentos de compactação e outras ferramentas que consomem muita energia elétrica. A construção em Light Steel Frame, requer apenas o uso de furadeiras, parafusadeiras e serra de corte.

Outra grande vantagem obtida com o sistema Light Steel Frame é o conforto térmico, que reduz a necessidade de ar condicionado e outros sistemas de climatização, mantendo a temperatura interna estável em dias de calor excessivo ou baixas temperaturas durante períodos de inverno.

Reciclagem e geração de resíduos

   O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos. Os materiais utilizados tanto no revestimento interno, quanto externo
também podem ser reciclados em sua totalidade.