Matéria Prima

A construção civil tem evoluído muito nas últimas décadas, cada vez mais são desenvolvidas tecnologias e sistemas construtivos que avançam de encontro as questões de sustentabilidade e preservação de recursos naturais. O aço tem sido um poderoso aliado a este avanço, que juntamente a outros componentes ou processos de beneficiamento tem resultado em uma ampla linha de materiais que conferem diversas características capazes de suprir as necessidades de projetos simples ou mais complexos.

As telhas de aço nas edificações, por exemplo, é uma solução moderna e eficaz para coberturas e fechamentos laterais dos mais variados projetos. Oferecendo diversos benefícios em termos de instalação, tanto em construções novas quanto reformas. Também os perfis metálicos que podem ser usados tanto na estruturação de obras(sistema construtivo Light Steel Framing), quanto em divisórias internas (drywall).

A siderurgia trabalha com vários tipos de revestimento para o aço base utilizado nas telhas e perfis. Cada um desses tipos possui funções próprias, que devem atender a necessidade da construção e o ambiente, seja uma área costeira, urbana ou rural.

1.Zincado por imersão a quente:

Apresenta alta resistência contra a corrosão atmosférica e é ideal para atender obras mais econômicas. Pode ser produzido com revestimento de zinco puro ou com liga zinco-ferro.

2. Aluzinc ou Galvalume:

Assim como o zincado, também apresenta excelente resistência à corrosão, mas chega a ser duas vezes superior comparado ao primeiro. Isso se deve a sua composição química, que é formada por alumínio, zinco e silício, tornando o material mais forte e resistente. Esse modelo proporciona ainda alta refletividade, melhor conforto térmico, fácil manutenção do brilho e ótima aparência.

3. Pré-pintado:

Possui ampla gama de cores, além de oferecer grande durabilidade, facilidade na manutenção e superioridade em pontos estéticos. Como funciona? As bobinas de aço zincado são pintadas antes de serem adaptadas em telhas. Essas bobinas recebem um primer epóxi e um acabamento, pelo sistema Coil Coating. A pré-pintura é mais durável que a pós-pintura.

4. Aço inoxidável:

Ideal para ambientes agressivos, por apresentar alto nível de durabilidade e resistência, além de oferecer praticidade na manutenção. Os aços inoxidáveis conferem também qualidade estética elevada, por isso estão sendo empregados em projetos arquitetônicos grandiosos. As coberturas de aço são mais leves, duráveis, fáceis de manter e de reciclar, e por isso, atendem às exigências da Construção Sustentável.